Comparativo

Tabela Comparativa


O LOC FÁCIL oferece as melhores vantagens para você.

Atributos / Tipo de Garantia Fiador (PF) Seguro Fiança Título de Capitalização LOC FÁCIL
Custo
Validade da Garantia
Facilidade Operacional
Liquidez no Sinistro
Preservação do Valor da Garantia
Rentabilidade do Valor Investido

Tabela Comparativa


A LOC FÁCIL oferece as melhores vantagens para você.

Tipos de Garantia


Entenda como funciona cada tipo de garantia e o LOC FÁCIL.

FIADOR (PESSOA FÍSICA)

 

Trata-se de garantia vinculada a bens ou direitos de terceiros que disponibilizam estes bens oferecendo-os como garantia ao proprietário do imóvel. Apesar do benefício claro para o locatário (normalmente não há custos), esta modalidade embute um risco considerável para o locador:

1. Em caso de falecimento do fiador a garantia fica EXTINTA

2. Os registros cartoriais de “gravame” do imóvel e indisponibilidade podem ter falhas

3. Em caso de execução da garantia, os processos judiciais são lentos e custosos.

SEGURO FIANÇA

 

Trata-se de modalidade de garantia em que o locatário efetua o pagamento de um “prêmio” estipulado por uma seguradora (normalmente 3 a 4 meses de custos de aluguel, condomínio e IPTU). A seguradora assume então a responsabilidade de ressarcir o locador em caso de inadimplência e se encarrega dos trâmites judiciais dos eventuais litígios, dada a limitação do valor em risco (o valor do prêmio).

Embora seja uma garantia confortável para o locador (apesar da vinculação da cobertura ao valor do prêmio), esta modalidade traz algumas desvantagens para o locatário:

1. Representa um DISPÊNDIO REAL de recursos pelo inquilino, não recuperável.

2. O processo de aprovação do contrato de seguro normalmente é demorado e intrusivo para o locatário.

TÍTULO DE CAPITALIZAÇÃO (TC)

 

Trata-se de aplicação financeira vinculada a um título de emissão de uma seguradora, que se torna uma garantia através de caução dos valores em favor do locador. O valor acordado como garantia é investido em um Título de Capitalização , sofrendo deságio na emissão e valorização a posteriori pela variação da TR (Taxa Referencial apurada pelo Banco Central). Esta modalidade oferece alguns problemas a locatários e locadores, a saber.

Para o Locador: O deságio incidente sobre o valor aplicado em TC reduz o valor da cobertura contratada . Caso o locador tenha que utilizar a garantia, não encontrará o valor contratado, além da incidência de multa em caso de liquidação antecipada.

2. Para o locatário: O valor investido em TC sofre significativa redução por deságio, reduzindo o saldo existente em caso de utilização da garantia.

2.1. A rentabilidade oferecida pelo TC ao investimento do locatário é inferior a qualquer produto financeiro disponível no mercado.

FUNDO LOC FÁCIL

 

Primeira modalidade de garantia imobiliária vinculada a um Fundo de Ivestimentos criada no Brasil, atendendo ao disposto na Lei do Inquilinato e na Instrução CVM 432, o Fundo LOC FACIL é uma modalidade de garantia em que o locatário (ou um terceiro em seu nome – o GARANTIDOR) faz um INVESTIMENTO pela aquisição de cotas do Fundo e imediatamente assina um Termo de Alienação Fiduciária (TAF) destas cotas em favor do locador, reconhecendo a disponibilidade destas cotas (ou parte delas) em caso de ruptura contratual por descumprimento do contrato. O Fundo LOC FÁCIL é uma nova opção de garantia imobiliária que vem preencher algumas das fragilidades das garantias existentes, a saber:

PARA O LOCADOR

1. O valor contratado como garantia não sofre deságio ou desvalorização, sendo atualizado diariamente pela rentabilidade do Fundo

2. A garantia é perene pelo tempo do contrato, não estando sujeita a extinção por falecimento do garantidor

3. O locador dispõe da segurança do valor integral da cobertura acordada com o garantidor a qualquer momento em que seja necessária executar a garantia.

PARA O LOCATÁRIO (OU GARANTIDOR)

1. O Fundo LOC FÁCIL dispõe de processo simples de cadastramento (igual a qualquer Fundo de Investimentos)

2. A tramitação dos processos de registro e formação da garantia são imediatos após o depósito dos recursos na conta do Fundo LOC FÁCIL

3. Os recursos depositados em garantia são valorizados diariamente pela rentabilidade do Fundo e não sofrem deságio

4. O Garantidor pode acompanhar seu saldo e rentabilidade através de extratos mensais ou através do link com acesso por login e senha

5. O Fundo LOC FÁCIL é um INVESTIMENTO e não uma DESPESA. Os recursos (acrescidos da rentabilidade do Fundo ) serão devolvidos integralmente ao Garantidor em caso de rescisão amigável e parcialmente (acrescidos da rentabilidade) em caso de rescisão litigiosa de acordo com a decisão judicial competente. O resgate dos recursos será feito em ATÉ 5 DIAS após a validação legal do acordo (amigável ou judicial) pelo Administrador do Fundo.

Não encontrou ou ainda possui alguma dúvida?

Fique à vontade e entre em contato conosco.

LOC FÁCIL F.I.R.F. Simples G.L.I.© 2018 Todos os Direitos Reservados.