FAQ

A LOC FÁCIL Agentes Autônomos de Investimentos é uma empresa constituída sob a regulamentação da CVM (Comissão de Valores Mobiliários) e da ANCORD (Associação Nacional das Corretoras e Distribuidoras de Títulos e Valores Mobiliários, Câmbio e Mercadorias) exclusivamente para distribuição de cotas do Fundo LOC Fácil Renda Fixa Simples GLI.

O Fundo LOC FÁCIL de Garantias Locatícias funciona como um veículo de investimento com o propósito exclusivo de garantir contratos de locação imobiliária, conforme regulamentado pela CVM em sua Instrução 432/2006.

O Fundo LOC FÁCIL apenas acata investimentos com a finalidade de gerar Garantias Locatícias. Todos os investimentos devem ser vinculados a contratos de locação imobiliária e possuem cláusula de alienação fiduciária das cotas em favor do locador.

A Bolsa de Valores não realiza transações com cotas de Fundos de Renda Fixa Simples.

Uma vez escolhida a contratação da garantia pelo Fundo LOC FÁCIL , o locador ou seu representante (Administradora de Imóveis) deve acessar a LOC Fácil AAI para cadastramento do Garantidor e  inserção das cláusulas contratuais específicas para esta garantia.

Uma vez efetuado o cadastro, o garantidor fará depósito do valor acordado com o locador na conta corrente de Fundo na CEF

Após validado o depósito pelo Administrador do Fundo, o Garantidor deverá assinar o Termo de Alienação Fiduciária da cotas junto ao locador (ou seu representante) .

Após este procedimento poderá ser assinado o contrato de locação correspondente à garantia estabelecida pelo LOC FÁCIL.

Não. O processo de cadastramento requer apenas informações sobre a situação patrimonial do cotista.

Um investimento em Fundos de Renda Fixa é regulamentado por normas específicas emanadas pela CVM e Banco Central. O Fundo é gerido por empresa idônea (BRIDGE TRUST Administração de Recursos) e custodiado por instituição financeira de valor reconhecido no mercado.

Não há custo para contratar as garantias do Fundo LOC Fácil. O valor garantido será resgatado integralmente pelo garantidor acrescido da rentabilidade (em caso de rescisão amigável) ou transferido a locador e locatário em valores estabelecidos por acordo judicial (em caso de litígio)

O aporte no Fundo LOC Fácil pode ser feito integralmente ou em parcelas mediante acordo entre locador e Locatário (ou Garantidor).

O Fundo LOC Fácil não tem vencimento ou renovação. O valor garantido estará disponível pelo período do contrato de locação e atenderá às cláusulas de renovação quando aplicáveis.

Não. Qualquer contrato de locação imobiliária sob a Lei do Inquilinato pode contratar o Fundo LOC FÁCIL como instrumento de garantia.

Todas as condições de contratação e liquidação são válidas para imóveis comerciais e residenciais.

O Fundo LOC FÁCIL é o primeiro instrumento de Garantia Locatícia vinculado a um Fundo de Investimento no Brasil.

O valor estabelecido como garantia em acordo entre locatário e locador será aportado ao Fundo LOC Fácil e representará a cobertura disponível em caso de inadimplência ou litígio.

O Locador deve atender aos prazos legais previstos na Lei do Inquilinato. Decorridos 10 dias após o recebimento da Notificação de MORA pelo locatário sem efetivação de pagamento, o Locador estará habilitado a solicitar a excussão e a liberação da garantia em seu favor. O Fundo LOC Fácil efetuará o resgate dos valores em até 5 dias .

A rescisão contratual amigável habilita o resgate dos valor aplicado mediante validação do instrumento de acordo pelo Administrador.

O Locador deve atender aos prazos legais previstos na Lei do Inquilinato. Decorridos 10 dias após o recebimento da Notificação de MORA pelo locatário sem efetivação de pagamento, o Locador estará habilitado a solicitar a excussão e a liberação da garantia em seu favor. O Fundo LOC Fácil efetuará o resgate dos valores em até 5 dias .

Todos os Fundos de Investimentos oferecem riscos.

A constituição (obrigatória pela Instrução CVM 432) do Fundo de Garantias Locatícias limita substancialmente os riscos de exposição a mercado (exclusivamente Títulos Públicos) e não permite qualquer risco de crédito ao gestor do Fundo.

O Fundo LOC FÁCIL não interfere nos processos de acordo (amigáveis ou judiciais) entre Locadores e Locatários/Garantidores.

O Administrador autorizará os resgates que forem solicitados com base legal e documentação apropriada.

O Fundo LOC Fácil sofre incidência de tributação como qualquer fundo de investimento em Renda Fixa. Haverá incidência de come-cotas semestral de acordo com a tabela no link

Não. A tabela do come-cotas é aplicada igualmente a todos os cotistas. Eventuais diferenças no regime tributário devem ser ajustadas na Declaração de Ajuste Anual.

As Garantias Locatícias estão definidas na Lei do Inquilinato. Elas servem para assegurar que as obrigações pecuniárias do contrato estarão cobertas em caso de eventual inadimplência do inquilino.

 

O Fundo LOC FÁCIL oferece ao inquilino uma modalidade de garantia que preserva o valor investido e  assegura ao proprietário que o valor da cobertura estará integralmente disponível a qualquer momento por via judicial ou amigável.

Os resgates no Fundo LOC FÁCIL serão realizados mediante apresentação de documentação legal (amigável ou judicial) que indique o término da validade da garantia para o contrato de locação referenciado. O pagamento será feito em até 5 dias após a validação desta documentação pelo Administrador do Fundo.

Sim. Todos os cotistas recebem extratos mensais e podem consultar seus saldos através do site da administradora do fundo.

Não. A Garantia é um instrumento de proteção dos direitos do locador. Não é obrigatória.

Não encontrou ou ainda possui alguma dúvida?

Fique à vontade e entre em contato conosco.

LOC FÁCIL F.I.R.F. Simples G.L.I.© 2018 Todos os Direitos Reservados.